Tempestades de areia no Brasil

Nessa semana, até o presente momento, duas tempestades de areia atingiram cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A primeira delas, registrada no dia 26 de setembro, causou um grande apavoro em moradores dessas regiões, assim como alguns estragos em casas e estabelecimentos. A segunda, registrada ontem, dia 2 de outubro, além de ter acarretado essas mesmas consequências, infelizmente, matou quatro pessoas.


Tempestade de areia em Ribeirão Preto - SP | Foto registrada em redes sociais

Tempestade de areia em MS | Fonte: Marcos Trindade/Arquivo pessoal

Esse fenômeno, raríssimo de acontecer no Brasil, tem causas que somente demonstram o nível crítico em que está o meio ambiente brasileiro. Sua causa está na escassez de chuva registrada nessas regiões e aos sucessivos focos de incêndio que estão devastando as florestas. Isso porque fortes correntes de vento, ao encontrarem o solo seco, sem vegetação e em cinzas, carrega consigo partículas de poeira derivadas do barro e restos de queimadas.

Caso o Governo continue a não tomar medidas para combater os amplos incêndios florestais no Brasil, tempestades como essa serão somente o começo de uma série de eventos climáticos.



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo