Tem início a COP 26

Nesse dia 31 de outubro, teve início a COP26, que é a 26ª edição da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a qual está sendo sediada em Glasgow, na Escócia. Diversos líderes mundias, entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, discudirão ações a serem tomadas para combater um dos maiores problemas que assolam o planeta atualmente e seus efeitos, que estão sendo sentidos com cada vez mais intensidade.


COP26

A abertura do evento, no domingo, foi marcada pela fala do presidente do evento, Alok Sharma, que relembrou o Acordo de Paris, firmado entre os países presentes na COP21. “Seis anos atrás, em Paris, concordamos com um objetivo comum. Dissemos que protegeríamos as pessoas e a natureza dos efeitos das mudanças climáticas”, disse ele.

Já o primeiro dia oficial do evento, ocorrido nesta última segunda-feira, contou com o discurso do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Fazendo menção não só ao Acordo de Paris, mas também a um discurso crítico da ativista Greta Thumberg, ele afirmou: "Estive em Paris, há seis anos, quando concordamos em fazer todo o possível para menter o aquecimento global em, no máximo, 1.5 grau Celsius. E todas essas promessas serão nada, só blah blah blah, a não ser que a COP26 seja algo real sobre as mudanças climáticas. E podemos fazer isso."


Boris Johnson discursa na COP26
Boris Johnson discursando em 1º dia oficial da COP26. Fonte: PA Media

O secretário-geral da ONU, António Guterres, foi o segundo a discursar nesse primeiro dia. Com tom crítico sobre a falta de ação para combater as mudanças climáticas ao mesmo tempo em que a temperatura média global não para de aumentar, ele afirmou: "Estamos cavando a nossa própria cova."


António Guterres discursa na COP26 e diz que estamos cavando nossa própria cova.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, em seu discurso na COP26. (Fonte: Paul Ellis/AFP)

Esperamos que, diferentemente do que foi firmado na COP21, a COP26 seja concluída com planos e metas ambiciosos e que serão realmente cumpridos pelos líderes para o combate às Mudanças Climáticas.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo