Dia da Amazônia: entre a riqueza e a destruição

Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia em território nacional brasileiro. A Amazônia é a maior e mais rica floresta equatorial do mundo, apresentando quantidade e variedade de espécies animais e vegetais não vistas em qualquer outra parte do mundo. Sua densidade de vegetação é tão grande que, devido à transpiração foliar, suas árvores criam "rios voadores", grande quantidade de água com volume de um rio que é levada por correntes aéreas na atmosfera. Possui uma exuberante e volumosa bacia hidrográfica, sendo que o Rio Amazonas é o 2º maior do mundo.

Devido ao acima mencionado, deveríamos ter muito a que comemorar. Entretanto, por conta da situação atual de descaso da Amazônia, não é hora de comemorar, e sim de tomar medidas.

Desde alguns anos atrás, as queimadas na Amazônia vem superando recordes com bastante frequência, com destaque para o período de 2019 a 2021.


Fonte: Prefeitura de Diamantino (MT)

Fonte: Arquivo/Gov.BR

Mesmo assim, praticamente medidas nenhumas estão sendo tomadas para diminuir esse problema. Isso levanta uma triste questão: até quando terá Amazônia para ter um dia seu comemorado? Esperamos que para sempre, mas isso somente se mostra cada vez mais algo incerto.




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo