A seca no Nordeste


Terra rachada devido à falta de água



No Brasil, o sertão nordestino é a região que apresenta as menores incidências de chuva anuais. Segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas), o nordeste brasileiro alcançou em 2017 seu sétimo ano seguido de estiagem, a qual atinge mais severamente um terço de seu território, principalmente a região denominada “Polígono das Secas”.




Há diversas justificativas para a existência dessas condições no sertão nordestino. Devido a características naturais do relevo interplanáltico e clima majoritariamente semiárido do Nordeste, a região tem a tendência de apresentar eventuais secas prolongadas, que assolam grande parte da população mais pobre.

Essas propriedades naturais do sertão, em um primeiro momento, parecem ser razões suficientes para justificar a pobreza gerada pela falta de água, mas tal constatação ignora a capacidade de articulação política e cooperativa humana, viabilizando interpretações determinísticas sobre a pobreza dessa região, como se não houvesse nada a ser feito para modificar tal situação por estar fora de controle humano.





A verdade é que se trata de um problema de caráter político, à medida que se tem à disposição todas as ferramentas tecnológicas necessárias para a resolução do impasse. Ora, então por qual motivo a falta de água continua prejudicando dezenas de milhares de famílias no sertão nordestino?

A resposta é triste: embora pesados investimentos e promessas políticas de melhores condições sejam feitas a muito tempo, porções significativas dessas verbas são desviadas e as maiores partes dos sistemas implantados favorecem apenas grandes latifundiários vinculados a corruptos sistemas de trocas de favores. Essa infeliz realidade foi denominada “Indústria da Seca” e é a responsável por impedir a erradicação da miséria relativa a falta de água na região nordeste do país.





Fonte das imagens:

Terra rachada: https://conhecimentocientifico.r7.com/industria-da-seca-estrategia-politica-maligna-no-nordeste-brasileiro/

Polígono das secas: https://exerciciosweb.com.br/geografia/exercicios-sobre-o-regionalismo-brasileiro-regiao-nordeste/

Razão natural da seca: https://fatosehistoria.wordpress.com/2017/03/30/seca-do-nordeste/

Razão política da seca: http://indiretasdageografia.blogspot.com/2013/12/industria-da-seca.html


SAIBA MAIS:





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo