A missão do Brasil e o agronegócio

Atualmente, o Brasil leva consigo uma importante missão: prover alimento ao mundo. Entre os países que mais exportam alimento, o Brasil se encontra entre os TOP 5, podendo variar a sua colocação dependendo do período analisado. Ainda assim, é notável o papel do Brasil nesse contexto, visto sua elevada riqueza natural para tal, como a riqueza hídrica, a riqueza de terras propícias para o cultivo e a elevada diversidade de espécies que são plantadas no país.

Em uma palestra no TEDx São Carlos, o Professor Silvio Crestana, ex-diretor-presidente da Embrapa, apresenta algumas projeções acerca do futuro do agronegócio no Brasil, enfatizando a responsabilidade do país no cenário global, especificamente no ano de 2050, onde, a partir de estudos, será composto por mais de 9 bilhões de habitantes, demandando mais alimentos, observe:


Ao lado de todo esse crescimento da demanda global de energia, alimentos e água, o Brasil terá que suprir com uma grande parte da demanda de alimentos, note:



Entre os diversos fatores que podem ajudar a suprir tal demanda, destacam-se as boas políticas públicas – que são fundamentais ao desenvolvimento agrícola –, as inovações técnico-científicas, a geração de tecnologias e o empreendedorismo dos agricultores, tudo isso aliado ao desenvolvimento sustentável, visando maneiras mais benéficas para o meio ambiente capazes de elevar a produção de alimentos.

Perceba que uma mente sustentável é importantíssima para iniciar as inovações no ramo do agronegócio, e o segundo objetivo de desenvolvimento sustentável da ONU dialoga totalmente com essa percepção!

Quer saber mais a respeito desse tema? Dê uma olhada na palestra citada do Professor Silvio Crestana:



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo